You are currently viewing Estar no Lambari é um dos marcos na vida profissional

Estar no Lambari é um dos marcos na vida profissional

O interesse pela temática “meio ambiente” foi a semente que Fernanda Duarte Baldissarelli Fontana plantou para que a árvore da sua trajetória nascesse, crescesse e frutificasse dentro do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense, Lambari. A caminhada profissional da engenheira ambiental e sanitarista vai ser contada hoje dentro do perfil #SouAmauc.

Prestes a completar cinco anos no Lambari, Fernanda sempre teve essa ligação intrínseca com a área ambiental. Por sete anos, ela atuou como terceirizada no Instituto do Meio Ambiente, em Concórdia, o IMA – isso enquanto ela cursava Engenharia Ambiental e Sanitária, na Universidade do Contestado, na Capital do Trabalho. Por alguns meses, ela também trabalhou em uma empresa privada de consultoria ambiental, na cidade. Por fim, o ingresso na instituição que abrange 14 cidades aconteceu em outubro de 2019.

O Lambari é um dos seis consórcios intermunicipais da microrregião da Amauc. A entidade, que completou 23 anos em 2024, surgiu para dar suporte aos municípios em questões ambientais e em 2016 passou a ter caráter multifinalitário, realizando serviços de assessoria em outras áreas, como a cultura.

Hoje no Lambari, Fernanda é coordenadora de projetos, planos e convênios. Ela também executa a responsabilidade técnica sobre alguns processos de licenciamento ambiental e auxilia na realização de oficinas nas escolas – afinal de contas, o consórcio também atua fortemente na educação ambiental.

Sobre o fato de fazer parte da família Lambari, Fernanda Duarte Baldissarelli Fontana confidencia que “eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa que aqui acontece. Consigo contribuir para o crescimento do Consórcio Lambari com meu conhecimento técnico, ética e comprometimento. Tudo isso aliado a uma atitude focada no aprendizado contínuo e na busca por melhores resultados. Fazer parte deste time, me deixa orgulhosa”.

A vida das pessoas é recheada de marcos, ou seja, de acontecimentos importantes e que ficam gravados na memória. E com a engenheira ambiental e sanitarista não é diferente. Em 2014, ela foi coroada Miss Concórdia, fazendo parte da realeza que representa a beleza e intelectualidade da mulher concordiense. Mas um dos outros marcos na vida de Fernanda acontece no Consórcio Lambari, na atuação que a entidade realiza com crianças e adolescentes. “Trabalhar com Educação Ambiental sempre nos traz algo a mais em nossa carreira profissional. Pois as crianças são tão espontâneas e puras nas suas ações, que dão lição para todas nós”, finaliza.