Importantes assuntos encaminhados nas assembleias da AMAUC, Consórcio Lambari e CIS Amauc na manhã desta sexta-feira, 22 de julho

Os Prefeitos, Prefeitas e vice-prefeitos da região do Alto Uruguai Catarinense estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (22), na sede da associação para debater e encaminhar sobre assuntos relacionados à AMAUC, CisAmauc e Consórcio Lambari.

O presidente da Amauc, prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera, iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e reforçando a importância do trabalho desenvolvido pela Amauc e Consórcios aos municípios associados.
Entre a pauta conduzida pelo prefeito Marcelo, apresentação do relatório de atividades do primeiro semestre; informações sobre encaminhamento de recursos em primeira instância do Movimento Econômico, relativo ao ano de 2021. Encaminhamento de capacitações para os servidores municipais sobre a Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações e Curso sobre Acessibilidade Aplicada.

Também foi entregue a Sra. Luciane Fornari, a prestação de contas do convênio firmado com a Amauc, como entidade intermediária, com a finalidade de gerenciar o recurso que a BRF doou para o GRUPO MULHERES DO BRASIL – UNIDOS PELA VACINA, no valor de R$ 512.000,00 (quinhentos e doze mil reais). O objetivo foi contribuir com os municípios nas ações de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19. Os equipamentos adquiridos com o valor foram: 79 notebooks; 9 computadores completos; 7 Câmaras de Conservação de Vacinas; 11 Bolsas Térmica p/ vacinação extramuros e 50 Caixas p/ material perfurocortantes, beneficiando 39 municípios da região oeste.

Na pauta do Consórcio Lambari, o prefeito Clemor Antônio Battisti, presidente da entidade, falou sobre as providências e encaminhamentos para a estruturação do Programa de Licenciamento Ambiental Integrado – PROLAI, como a contratação de equipe técnica para a realização dos serviços e a locação de um espaço para a nova sede do Consórcio Lambari. Na pauta ainda foi tratado sobre a revisão das metas dos planos de Saneamento.

Na pauta do Cis Amauc, coordenada pelo presidente da entidade, prefeito de Irani, Vanderlei Canci, destacou-se os avanços do consórcio e sobre o repasse que virá por intermédio da Secretária Estadual da Saúde para a área de abrangência do CIS Amauc, no valor de R$ 966.678,35 a ser distribuído de acordo com a produção SUS de cada município, através do CIS Amauc. Os municípios consorciados poderão utilizar este recurso na ampliação do acesso aos serviços médicos de média e alta complexidade, com a finalidade de oferecer melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. Os prefeitos ainda aprovaram o edital de chamamento 01/2022 que trata sobre as consultas especializadas de saúde, contempladas no edital, em local disponibilizado pelo município requisitante.