“Composteiras nas Escolas” é um projeto de educação ambiental implantado nas escolas de abrangência do Consórcio Lambari desde a realização dos seminários nas escolas. O objetivo é despertar o interesse da comunidade escolar pelo processo de compostagem.

Este processo é considerado uma das melhores formas para destinar os resíduos orgânicos, resultado de um composto rico em nutrientes que poderá ser utilizado na horta e no jardim da própria escola.

Resultados alcançados

Visando a melhoria das condições ambientais da região e um melhor aproveitamento do lixo orgânico, o Consórcio Lambari criou uma proposta adequada para o gerenciamento esse tipo de resíduo produzido nas escolas do Alto Uruguai Catarinense. O Método desenvolvido chama-se composteira. A compostagem é a forma mais eficiente de reciclagem dos resíduos orgânicos, e é utilizado no mundo todo.

O objetivo é desenvolver um projeto de composteiras para as escolas, como o do Consórcio Lambari, é incentivar a educação ambiental, o interesse da comunidade escolar na destinação final adequada dos resíduos orgânicos produzidos nas escolas estendendo-se para os domicílios dos alunos. O material orgânico transforma-se em adubo para horta e jardim, elimineando dessa forma os possíveis problemas sanitários e ambientais, contribuindo para a qualidade de vida.

São monitoradas 51 composteiras de escolas, e a composteira do Aterro Sanitário de Presidente Castello Branco, são realizadas 3 visitas por ano, em diferentes estações. Ainda são realizadas palestras e capacitações para alunos, professores e serventes da escola.