Despertar os sentidos através do toque, do cheiro, da imaginação. Estes elementos estão presentes neste projeto, que busca na ferramenta “percepção” a chave para se criar o senso da preservação ambiental. Baseado nisso, foi desenvolvida a “Trilha Perceptiva: Reinventando a Natureza através dos Sentidos”, que se resume em uma atividade educacional atingindo os diversos setores da sociedade.

A metodologia consiste em fazer com que as pessoas vivenciem diferentes situações de olhos vendados, exercendo intensamente o tato, o olfato, o paladar e a audição.

Ao final do percurso, os participantes são estimulados a relatar a experiência através de um desenho do trajeto percorrido, destacando os pontos significativos. O objetivo desta atividade é “aflorar” no público participante a conscientização das redes de dependência existentes entre o ser humano em relação ao ecossistema. A Trilha Perceptiva é itinerante, podendo ser levada e construída em qualquer local, procurando sempre novas e mais harmoniosas formas de convivência.

Resultados alcançados

O Objetivo da “trilha Perceptiva – – Reinventando a Natureza através dos Sentidos” é que os participantes possam se sentir mais próximos e mais comprometidos com o meio ambiente. A metodologia da “Trilha perceptiva” consiste em fazer com que as pessoas vivenciem diferentes situações de olhos vendados, exercendo intensamente o tato, o olfato, o paladar e a audição. Ao final do percurso, os participantes são estimulados a relatar a experiência através de um desenho ou de um relato escrito do trajeto percorrido, destacando os pontos significativos. O objetivo desta atividade é “aflorar” no público participante a conscientização das redes de dependência existente entre o ser humano em relação ao ecossistema. A “Trilha Perceptiva” é itinerante, podendo ser levada e construída em qualquer local, procurando sempre novas e mais harmoniosas formas de convivência.