Este projeto é realizando anualmente num dos municípios da região, visando proporcionar às crianças e aos professores do ensino fundamental das escolas pertencentes á área de abrangência do Consórcio Lambari, atividades de educação e interpretação ambiental.

Como funciona o projeto: A equipe do Consórcio Lambari apresenta o projeto às Secretarias Municipais de Educação e aos Grupos Municipais de Trabalhos – GTMs, os quais repassam o projeto para as escolas de ensino fundamental e médio, incentivando-os ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao tema em questão.

Assim, as escolas que aderirem ao projeto encaminham um relatório de atividades e trabalhos realizados pelos alunos e professores para os GTMs, que selecionam os melhores trabalhos e esses conquistam o passaporte para participar do Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental, que acontece uma vez por ano, cada vez em um município. As turmas selecionadas participam das atividades de educação e interpretação ambiental, sendo que, os trabalhos e projetos selecionados são divulgados através de cartilha.

Assista os vídeos de algumas edições acessando o nosso canal no Youtube – Consórcio Lambari

Resultados alcançados

No ano de 2004 o Consórcio Lambari desenvolveu a primeira etapa no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, recebendo 1200 visitantes.

Em 2005, em Seara, no Museu Fritz Plaumann 900 alunos e professores estiveram participando.

Em 2006, 1200 visitantes participaram do projeto na Escola Sócio Ambiental e Termas de Piratuba.

No ano de 2007 foi a vez do município de Ipumirim recepcionar 2000 visitantes, que participaram de trilhas e travessias de quatro pinguelas passando pelo Rio Engano.

Em 2008, 1000 alunos participaram do projeto no município de Presidente Castello Branco, realizando trilhas na Ilha e no Aterro Sanitário.

Nos meses de outubro e novembro de 2009 em Irani, 1000 alunos participaram do projeto no Parque do Contestado e realizaram trilhas no entorno do parque.

No ano de 2010 foi Ipira que recebeu mais de 1000 alunos que juntos trabalharam o tema Biodiversidades no entorno do Parque da Cascata.

Em 2011 foi à vez do município de Xavantina receber mais de 800 alunos de toda a região para repassar informações sobre “dejetos suínos e suas alternativas”.

O tema Formação do Solo foi trabalhado no ano de 2012, quando Lindóia do Sul recebeu mais de 500 alunos em seu município.

Em 2013 o tema foi cooperação pela água, no município de Itá, que recebeu aproximadamente 800 alunos.

Em 2014 o tema foi Agricultura Familiar, no município de Jaborá, 800 alunos participaram das atividades.

Em 2015 o tema foi Pesquisa e Meio Ambiente, no município de Concórdia em parceria com a EMBRAPA, 450 alunos participaram das atividades.

Em 2016 com o tema Ciência Alimentando o Brasil o projeto aconteceu novamente em parceria coma  Embrapa, no município de concórdia, recebendo 780 alunos.

Em 2017 o tema trabalhado foi Turismo Sustentável para o desenvolvimento, no município de Alto Bela Vista, recebendo 650 alunos.

Em 2018 foi a vez do município de Peribiba receber mais de 600 alunos da região, para trabalhar sobre cultura e diversidade, o roteiro mostrou os potenciais do município, sua Cultura, a Indústria, o Lazer e os trabalhos desenvolvidos com foco na Educação Ambiental e preservação do meio ambiente.

Em 2019 mais de 700 alunos participaram do projeto no município de Arabutã. O tema escolhido para o ano foi “Biodiversidade e Cultura”. Por meio de um roteiro inédito foram realizadas atividades de educação e interpretação ambiental, aliado a importância de conhecerem novas culturas, costumes e atividades desenvolvidas no município.

Ano 2022 – O projeto “A Criança e a Natureza: e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável” no ano de 2022 aconteceu no município de Concórdia – SC, recebendo os demais municípios da área de abrangência do Consórcio Lambari em pontos interpretativos pré selecionados.  Nesse ano foram 18 escolas e mais 600 alunos beneficiados com o programa.

CARTILHA 2023 – A Criança e a Naureza